top of page
endodontia.jpg

Endodontia

O tratamento de canal é uma possibilidade na presença de cáries muito profundas, bem como quando o dente é submetido a algum trauma de grande gravidade. Vale destacar que, a depender da intensidade do trauma, é possível a ocorrência de inflamação irreversível na polpa dentária, ou seja, em seu nervo. Por isso, em tais circunstâncias, esse tratamento é de grande importância.

Dentre os sintomas de um possível problema na região interna do dente, destaca-se, com frequência, uma maior sensibilidade ao frio ou ao calor. Dores repentinas e desconforto durante o ato da mastigação também são relatos comuns. Com a continuidade das agressões, sejam elas causadas por cárie ou não, o incômodo poderá cessar temporariamente. Entretanto, isso não significa cura, mas sim, que o nervo possa ter “morrido”. A partir daí, inicia-se a formação de uma lesão no ápice da raiz dentária.

 

Tal lesão pode desencadear abscessos ou se manter silenciosa por muito tempo. Quando silenciosa, acaba culminando, geralmente, com grande destruição óssea local, além de poder afetar outros dentes. 

 

Nesse contexto, além de sanar esses sintomas, o tratamento de canal assegura uma maior longevidade dos dentes. É possível concluir o tratamento endodôntico em uma ou mais sessões no consultório. A não realização desse tratamento pode acarretar em dor excessiva, inchaço, febre e, posteriormente, extração do dente. Além disso, bactérias oportunistas oriundas do interior do dente podem migrar para outros órgãos e, consequentemente, desencadear seríssimos transtornos de natureza sistêmica.

 

É válido salientar também que um dente devidamente restaurado tem condições de durar por toda a vida. Isso é especialmente válido se forem tomados os cuidados adequados. Por esse motivo, é fundamental manter consultas periódicas ao dentista!

Compartilhe

  • Instagram
  • Facebook

2022 Personalis Odontologia. Todos os direitos reservados.

Responsável Técnico: Dr. Pablo Lago - CRO/RS 17487

bottom of page